quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Entrevista

Meninas,
e hoje,como prometido,quinta-feira dia de entrevista!
E a de hoje não é menos interessante que as outras,é com a Francisca Mattos,que é uma organizadora profissional!
Ah,o post de ontem da minha colaboradora não pode sair por motivos de correria no trabalho,então deixarei para o domingo,ok?
Entrevista:


Coisas de Clari:Nome da entrevistada: Francisca Mattos
Coisas de Clari: Profissão...
Francisca Mattos: Organizadora Profissional
CdeC: Como é ser Organizadora Profissional?
FM: Clari, posso dizer que gosto bastante do que faço, muito embora essa ainda seja uma profissão nova e desconhecida para a maioria das pessoas. Falamos tanto da importancia de um meio-ambiente equilibrado, mas a maioria das pessoas esquece que nosso meio-ambiente primordial é nosso quarto, nossa casa. Essa noção se internalizou em mim, de forma que posso dizer que fui me tornando uma pessoa muito organizada, ao ponto de começar a pesquisar sobre o assunto. Com o passar dos anos, meu círculo mais proximo de familiares e amigos começou a me pedir para organizar seus armários, sua papelada, para fazer grandes arrumações na casa, ajudar na mudança, etc. Mas eu nunca imaginei que isso pudesse ser uma profissao até morar dois anos e meio em São Paulo e descobrir, completamente por acaso, que havia empresas especializadas nesse tipo de serviço. Ao voltar para Salvador, fui, gradativamente, me direcionando nesse sentido. Quando decidi me profissionalizar, fiz cursos para aperfeiçoar algumas técnicas, mas, essencialmente, já me sentia organizadora profissional há muitos anos.
CdeC: Como é entrar no mundo de pessoas desconhecidas para tentar arrumar?
FM: É muito interessante e delicado. A medida que o trabalho evolui, você acaba tendo uma proximidade com os clientes que dificilmente outros profissionais terão, pois o serviço envolve aspectos muito íntimos da vida das pessoas, como o quarto, o banheiro, a cozinha. É muito engraçado quando a dona da casa te telefona perguntando "você lembra aonde nós colocamos aquela minha blusa de bolinhas"? Mas é bastante normal, já que, num primeiro momento, você acaba conhecendo mais o ambiente do que a própria pessoa que vive nele. Mas é também delicado, pois acabo adentrando em aspectos privados, íntimos dos clientes.
CdeC: Como é exatamente seu trabalho? É só com guarda-roupa,ou você ajuda a organizar outros ambientes?
FM: Nao trabalho apenas com guarda-roupa, ao contrário, o foco é sempre a casa como um todo. Mas, de fato, o carro chefe do meu trabalho sao os armários de roupa, os clientes normalmente me procuram para que eu o organize, mas gostam tanto do resultado que acabam pedindo que eu faça o mesmo com o quarto, a cozinha, o banheiro. Mas você perguntou como é meu trabalho. Então vamos supor que uma determinada pessoa esteja com o armario caótico e me telefone. Marco um dia para fazer a visita técnica na casa do cliente e com a presença (indispensavel) dele. Nós iremos conversar sobre o problema e eu irei fotografar o armário. Analiso as fotos e mando um orçamento por email para a pessoa. Se ela der o OK, já marcamos para iniciar os serviços. Na data marcada, vou até a casa do cliente e, juntamente com ele, começamos a primeira fase da organização, que é a separação daquilo que deve ser jogado fora, daquilo que deve ser doado, daquilo que fica, e daquilo que fica mas deve ser consertado antes. No que se refere aos itens que podem ser doados, se o cliente aceitar, eu os levo comigo para revender, pois estou montando um brecho em consignação com uma amiga chamada Naiane Aquino, de forma que o cliente pode reaver parte do valor investido no serviço (a depender da aceitação das peças). Bom, continuando: após a separação dos itens, limpo o armário e começo a aplicar as técnicas de dobra de roupa e a colocar as coisas nos seus devidos lugares. Quase sempre é necessario sair com o cliente para comprar alguns itens de organização, como cabides e caixas, por exemplo. Por ultimo, uso um rotulador eletrônico para etiquetar todas as gavetas e prateleiras, para que o cliente ou a diarista\empregada saiba onde achar e onde guardar suas coisas, o que auxilia na  manutenção da organização. Esse exemplo é de como o serviço se aplica a um guarda-roupa, mas é, essencialmente, o que se faz com qualquer ambiente, seja o armário, seja o quarto, seja a sala. Em breve, minha sócia Patrícia Mattos oferecerá o serviço de harmonização de ambientes utilizando a técnica do Feng Shui, o que, acreditamos, completará o trabalho iniciado pelo serviço de organização, que é devolver ao cliente um ambiente equilibrado e harmônico.
CdeC: Você se sente bem ao "ajustar"os ambientes das pessoas?
FM: Sim, é um prazer enorme. É interessante você utilizar a palavra "ajuste", pois acredito que é isso mesmo que eu faço: um ajuste, um acerto no ambiente que o cliente vive para que ele possa levar uma vida mais prática.
CdeC: É difícil este trabalho? 
FM: Nao utilizaria a palavra difícil. Desgastante é a palavra, pois é preciso construir uma relação de confiança com o cliente, o que leva um certo tempo, bem como auxiliá-lo no processo de desapego das coisas sem uso, insalubres ou desnecessárias que fizeram com que ele precisasse de ajuda especializada para viver plenamente o dia-a-dia em sua casa. Esse processo pode ser muito doloroso para pessoas que são muito apegadas a objetos, memórias, ou que estejam vivenciando o luto pela morte de algúem próximo, por exemplo. 
CdeC: E suas coisas são devidamente arrumadas?
FM: São sim, sou muito organizada com minhas coisas. Mas é um grande desafio, pois divido a casa com uma tia muito bagunceira e quatro gatos...rsrs
CdeC: Quais dicas você poderia dar para as leitoras do nosso blog? 
FM: Meninas, atenção para os cabides! Para o armário ficar com aparencia impecável o primeiro passo é uniformizá-los. Recomendo os de plastico branco pois sao mais em conta do que os de acrílico e ocupam menos espaço. Organizem suas roupas por cor, facilita bastante na hora de procurar uma peça e pendurem o máximo de roupa que puderem, repeitando o limite maximo de duas peças por cabide (o ideal é uma só), pois ninguém consegue manter um armário organizado se toda hora tem que parar o que estiver fazendo para dobrar peças de roupa.
CdeC: Quem tiver interesse em seu trabalho como te encontra?
FM: Quem estiver interessado em conhecer meu trabalho pode me telefonar (71-92046774) ou me mandar um email (mattosfrancisca@gmail.com). Meu site está em construção, quando ele estiver pronto, mando o link para vocês!

Meninas,pensem numa entrevista deliciosa de fazer,em breve a Francisca estará organizando meu armário e postarei para vocês. Qualquer dúvida escrevam para mim ou diretamente para ela.


9 comentários:

CTR FSA disse...

Ao longo da leitura da entrevista, me passava a pergunta: "Será que as coisas da Francisca são organizadas?"
Ainda bem que vc perguntou Clara! Amei!!!

Larissa disse...

Menina li toda essa entrevista e amei! Que trabalho legal (pra mim q sou doida por organização kkkkkkk), queria mais e mais dicas dela, ja q moro longe e nao dá pra contratar! rs Beijos

www.larissatododia.com
www.taofofo.blogspot.com

Paula disse...

Adorei!!! Parabéns a Clari e a Chica (Francisa) pelo trabalho!

CLARISSA disse...

Larissa que bom que gostou,entre em contato com ela pelo email dela.Paulinha,obrigada você pelo prestígio,mas vamos seguir o blog,né???Beijosss

Stela disse...

Sou irmã da Francisca e posso garantir que ela é organizada. As vezes ela fica querendo arrumar tudo e da vontade de esganar ela, mas o resultado é sempre tão legal que nao dá pra brigar, kkkkkk!!

Arinalva disse...

Clari, adorei a entrevista!!!!
Devo confessar que meu guarda roupa é meio bagunçado viu kkkkkkkkk
Amei as dicas, vou tentar colocar em prática :D
bju

www.mademoisellebahia.blogspot.com

Catarine Heiter disse...

Oiii... procurei mas nao encontrei o post do sorteio!!! bj

www.mastigandoemsalvador.com.br

D' Allure disse...

Oláá, soube q tbm estava no Encontro das Belas, pena q n pude comparecer.

Dorei a entrevista c Francisca. Dps visita o D'Allure.
www.dallure.com.br

Beijosss

Gleyce K disse...

Ameeei a entrevista.
Eu também gosto de tudo muito organizado rs.

Adorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Ficaria muito feliz se seguisse o meu também.

http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

Beijinhos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...