quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Coisas de Clari por Cris


A REVOLUÇÃO NA MODA EXECUTIVA

 “A executiva conquistou o direito de ser mulher de novo”
Luciana Parisi, consultora de moda do Senac-São Paulo

Sem muita liberdade para compor o figurino social, o ambiente empresarial exige trajes discretos e que imponham um ar de seriedade à mulher. Nem o infinitamente repetido terninho é à prova de erro. Quem foi que disse que ser mulher e profissional é fácil? Trabalhar com roupas mais formais impõe respeito e valoriza o profissional!
Nos últimos anos, a executiva não só conquistou mais espaço e respeito nas corporações, como o direito de ser mais feminina no ambiente de trabalho. Não que a ditadura do terninho tenha acabado, mas, ao contrário das pioneiras que desbravaram a década de 80 praticamente “travestidas de homem”, hoje é possível até procurar inspiração na pop star Madonna antes de seguir para o escritório. 


Madonna para Versace 2005

 
Na hora de se arrumarem para trabalhar, para infelicidade dos recrutadores e especialistas em carreiras, muitas mulheres continuam a incorrer em erros que não fazem bem às suas aspirações profissionais. O primeiro e mais generalizado é acreditar que "não existe mais ditadura da moda" e "cada um pode usar o que quer". Na verdade, não pode! Na área corporativa, as roupas falam pela pessoa.

Como diz a consultora de moda Gloria Kalil: "Roupa social, em especial a de balada, é uma coisa; roupa profissional é outra", recomendando atenção ao código particular de cada empresa.
Vale apostar na criatividade, sem jamais esquecer do bom senso, e desfilar como uma diva pelo escritório. Estamos vivendo uma revolução e a mulher não precisa usar ombreiras para mostrar poder.
É possível arejar o visual substituindo o blazer por um casaquinho com formato mais ajustado ao corpo e mais curto, com tecidos casuais, pespontos coloridos, recortes geométricos e, no lugar de botões, zíperes. Hoje, até o "moderninho" Alexandre Herchcovitch faz moda para executivas. 

Alexandre Herchcovitch para o SPFW Verão 2012

Peça-chave: cocktail dress.
Como usar: escarpins são o complemento perfeito.
Bom para: valorizar os contornos do corpo e disfarçar pernas fora de forma.

 
A marca CORI também desfilou no SPFW com blazers mais curtos ou oversized,  complementando com saias envelope e calças sequinhas e curtas em produções urbanas e bastante versáteis.


DICAS
Conforto e praticidade são os principais requisitos a serem levados em conta na hora de montar o guarda-roupa de executiva. Afinal estamos falando de uma mulher que tem uma agenda lotada, emenda uma reunião atrás da outra e vive de malas prontas para a próxima viagem de negócios.
Por isso os especialistas sugerem os tecidos em fibras sintéticas e mistas e, para quem pode, algodão, seda e outras fibras naturais. 
Para obter um visual mais leve, substitua as camisas por tops (mas não exagere no decote), tricôs (de preferência com gola V) e túnicas (com menos volume). Nos dias de agenda mais light, aposte na sobreposição, que, além de ser uma atividade lúdica cria vários modelitos para a semana.
Em vez de se preocupar com o comprimento das saias, arrisque modelagens diferenciadas - não é preciso ficar presa no formato lápis, tão desconfortável. Prefira aquelas cortadas em viés, com fendas ou recortes anatômicos. 

Os vestidos, inclusive de malha, que podem ser usadas com blazer, cardigan ou tricô.
As calças, jamais devem ser justas ou com modelagem acima dos tornozelos. Os modelos mais esportivos, tipo capri, são adequados para dias de agenda light ou casual day. Nesses dias, aliás, que tal descoordenar os conjuntos? Misture a calça de tailler com um twin set, ou use uma saia estampada com a parte de cima do tailler.
Os acessórios são uma arma poderosa para compor o visual.
Bolsas e sapatos são produtos com personalidade e um excelente investimento. Não precisa cair na pastinha 007, mas também não dá para trocar de bolsa todo dia. 
Brincos, pulseiras e anéis são bem-vindos, mas sem excesso. Lembre-se que pulseiras e anéis carregam um fator limitante, e até barulhento, para quem assina documentos, atende a telefonemas e não sai do computador. Colar é uma peça importante para dar personalidade e charme, mas não abuse no tamanho. Prefira os mais discretos e aposte em design de qualidade.  
Já um par de óculos de sol é essencial, pois, pela manhã, os olhos ainda estão congestionados e as olheiras ficam mais evidentes. Mas privilegie a qualidade. Não caia em modismos. O formato tem de estar em harmonia com seu rosto.
Em relação aos sapatos, jamais mostre os dedos dos pés no escritório, ainda que as sandálias rasteiras sejam uma tentação em dias de temperatura elevada. Então, aposte em sapatos com tiras atrás, tipo Chanel ou scarpin de bico fino. Hoje algumas já se permitem usar os peeptoes.
A meia-calça foi abolida (exceto para empresas onde isso é uma regra!). Por isso, em caso de sair com as pernas à mostra, que estejam devidamente depiladas e hidratadas. Esses cuidados, aliás, são fundamentais. Mão bem-feita, de preferência com as unhas não muito compridas e cores discretas, e raiz do cabelo tingido sempre retocada. Além de ser obrigação de toda mulher, os homens reparam e falam sobre o nosso visual.
A maquiagem tem ser a mais natural possível, mais corretiva do que insinuante. Evite brilho, principalmente durante o dia. Se pintar os olhos, dê preferência aos tons beges e marrons esfumaçados, ou cinza, e use um gloss nos lábios. Se realçar a boca, seja discreta nos olhos. 

CÓDIGO DE CONDUTA

·         Nenhuma parte da roupa de baixo pode aparecer ou mesmo se insinuar, incluindo marca de calcinha ou, pior ainda, alça de sutiã transparente;

·       Existem duas opções: o chefe, ou cliente, pode prestar atenção no que você tem a dizer – ou nos brincos, colares e pulseiras enormes que está usando;

·           Quanto mais tradicional a empresa, menos enfeitada deve ser a bolsa;
 
·         Sandálias muito abertas transmitem uma informalidade excessiva para grande parte dos ambientes de trabalho;

·         Saltos altos infundem autoconfiança, mas se forem altíssimos, acoplados a bicos finíssimos, atiçam o lado fetichista nos colegas de trabalho;

·         Quanto mais alta a posição que você ocupa, ou almeja ocupar, menos jeans deve usar;

·         Não é recomendável se destacar desfilando com cores chamativas pela empresa;

·         Barriga de fora, NUNCA!

E não se esqueça: Casual Friday não é o dia do relaxo!


IMAGEM É TUDO!

Até num ambiente onde exibir o corpo e desfilar modismos é preciso entender os códigos. Exemplo de transformação pessoal bem-sucedida, a atriz Grazielli Massafera, 29 anos, superou o estilo que ostentava na época do Big Brother – cabelo comprido demais, maquiagem cintilante, acessórios ofuscantes e, numa esquecível ocasião, jeans rasgados com a marquinha do biquíni aparecendo. Hoje, Grazi pode ostentar com elegância o estilo predominante nas festas de celebridades internacionais: um vestidinho de pouco mais de três palmos acompanhado de salto altíssimo. O truque para não ficar vulgar é usar no máximo um acessório e abrandar a maquiagem.




                                                       BEIJOS DA CRIS


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...